Pequenos produtores de Itabuna se animam com Feira Junina
Os pequenos produtores rurais de Itabuna estão animados com a Feira Junina que se encerra amanhã no mesmo local onde funciona normalmente a Feira do Produtor, ao lado da Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC. Organizada pela Prefeitura, a feira tem o objetivo de oportunizar aos agricultores comercializar os produtos que não podem faltar nessa época do ano, a exemplo de milho, aipim, amendoim, calda de licor, jenipapo e uma variedade de frutas.
A agricultora Luziene Santos, da Roça do Povo, elogiou a iniciativa da prefeitura. Ela afirma que “foi uma boa idéia permitir que a Feira fique mais tempo no local para que a gente pudesse vender todo o estoque, principalmente de milho que teve uma excelente produção neste ano”. No mês de março, os produtores rurais familiares receberam uma tonelada de sementes de milho doada pela Prefeitura.
O pequeno produtor Edson Joaquim da Silva, do Ribeirão Seco, também gostou da iniciativa de estender a Feira Junina por mais um dia, está bastante animado com as vendas e também por poder participar do sorteio de um brinde surpresa que a coordenação do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) vai realizar no encerramento da feira, que funciona hoje das 7 às 17 horas. Conta com mais de 100 pequenos produtores familiares que integram o programa Agroincentivo da Seagrima.
Os consumidores também se disseram satisfeitos pela quantidade e preço do milho verde, um dos produtos mais procurados nesse período do ano. “É costume antigo de minha família preparar bastante comida e licores no São João para receber os amigos em casa. E o milho não pode faltar, porque todos gostam não importa se assado ou cozido, disse uma consumidora”. Os consumidores também participarão de um sorteio ao final da feira, já que um número é fornecido pelos produtores.